Acre tem quase 200 pessoas com nome ou sobrenome em alusão ao Natal
25/12/2025
(Foto: Reprodução) Quase 200 pessoas tem nomes natalinos no Acre
Tábata Barbosa
🎄🎅Valeu, Natalina! Muitos brasileiros nascidos nos dias 24 e 25 de dezembro recebem nomes para homenagear a data alusiva ao nascimento de Jesus Cristo. No Acre, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE), há 186 Natalinos, Natalinas, Natalícios e Natais.
Os dados fazem parte do banco de nomes do IBGE com base no Censo 2022 e abrangem os nomes e sobrenomes de todos os moradores dos 90,7 milhões de domicílios registrados, de 1940 até 2022.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
No estado, o nome Natalino foi escolhido como primeiro nome por 57 pais e também se faz presente como sobrenome no registro de nascimento de 19 pessoas.
Já o nome Natal, especificamente, foi escolhido 27 vezes. Suas variações como Natalícios, por exemplo, foram registradas em 22 pessoas.
No Brasil, mais de 8 mil pessoas se chamam Natal. Outros 12.453 pessoas têm o sobrenome Natal, além de mais de 16 mil Natalinos e mais de 21 mil Natalinas.
LEIA TAMBÉM:
Ravi e Maria Cecília são os nomes de bebês mais registrados no Acre em 2024; confira lista com escolhidos
Mesmo fora dos dados do IBGE, há Shakiras no Acre: conheça quem carrega o nome da popstar
Rihanna, Sandy, Joelma: veja nomes de 'divas pop' mais usados no Acre
José e Maria são os nomes mais populares no Acre, diz Censo
Confira os principais nomes escolhidos em alusão ao Natal no Acre:
Natalino (1º nome): 57 pessoas
Natalino (sobrenome): 19 pessoas
Natalina (1º nome): 61 pessoas
Natal (1º nome): 27 pessoas
Natalício (1º nome): 22 pessoas
Natalícia (1º nome): 26 pessoas
No geral, os nomes José (masculino) e Maria (feminino) são os mais populares do Acre, segundo levantamento do IBGE, divulgado em novembro deste ano, a partir do Censo de 2022.
No Acre, há mais de 72 mil "Marias", sendo o oitavo estado com mais registros em termos de proporcionalidade, e cerca de 25 mil "Josés", ficando em nona posição neste mesmo quesito. Já na região Norte, o estado é o que mais tem registros proporcionais de ambos os nomes.
VÍDEOS: g1