Câmeras do Sistema Paredão prendem 35 foragidos e recuperam 500 veículos em 3 meses no AM
17/09/2025
(Foto: Reprodução) Sistema paredão: governo do Amazonas divulga número de prisões e apreensões
Em três meses de operação, o Sistema Paredão, com câmeras de reconhecimento facial instaladas em pontos estratégicos de Manaus e do interior do Amazonas, contribuiu para a prisão de 35 foragidos da Justiça e a recuperação de mais de 500 veículos. Os números foram apresentados nesta terça-feira (16) pelo governo do Amazonas, durante balanço realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
O sistema, que passou a operar com novas tecnologias neste ano, conta com câmeras de reconhecimento facial instaladas em totens e equipamentos de leitura de placas embarcados em viaturas da Polícia Militar.
Segundo dados oficiais, desde julho, os dispositivos embarcados nas viaturas localizaram 30 veículos roubados. Já a ferramenta de reconhecimento facial em totens resultou na captura de 35 pessoas com mandados de prisão em aberto.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do AM em tempo real e de graça
De janeiro a agosto, 1.013 veículos foram recuperados no Amazonas, mais da metade deles com apoio direto da tecnologia. O governo também atribui ao Paredão a queda de outros indicadores criminais.
No período, os homicídios caíram 28,9%, os latrocínios 42,8% e os roubos a pedestres 22,8%. No transporte coletivo, os roubos caíram 59%, com destaque para o Distrito Industrial, que registrou apenas um caso em 2025 contra 200 ocorrências no ano anterior.
Atualmente, o sistema reúne mais de 650 câmeras fixas espalhadas por Manaus, 400 câmeras em viaturas da Polícia Militar e 254 câmeras de reconhecimento facial em 172 totens. A proposta é ampliar a rede para mais de 600 totens na capital e expandir a tecnologia para municípios do interior.
Sistema Paredão
O Sistema Paredão foi lançado em 2021 como parte do programa “Amazonas Mais Seguro”, que prevê investimentos de R$ 1,16 bilhão em segurança pública.
O funcionamento é integrado ao registro de boletins de ocorrência: quando um veículo é roubado, os dados são inseridos no sistema, que emite alertas às câmeras e às viaturas em patrulhamento. Em caso de localização, a ocorrência é direcionada para a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), onde o bem é devolvido ao proprietário.
Sistema Paredão deve receber câmeras de reconhecimento facial para identificação e captura de foragidos.
Divulgação/Secom