Com mais de 5,4 mil inscritos, provas do vestibular de medicina da Ufac começam a ser aplicadas
11/01/2026
(Foto: Reprodução) Candidatos falam sobre preparação para vestibular de Medicina da Ufac
Com mais de 5,4 mil candidatos inscritos, os portões para o primeiro vestibular de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) em 14 anos foram abertos às 11h30 deste domingo (11) em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, interior do Acre, para o primeiro dia de provas. No próximo dia 18, ocorrerá a segunda parte das aplicações.
Neste domingo (11), serão aplicadas as provas objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da prova discursiva de redação. Os portões dos oito locais de prova fecharam às 12h30 e as provas iniciaram às 13h.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O g1 e a Rede Amazônica Acre foram até o campus-sede da Ufac, em Rio Branco, e conversaram com alguns dos milhares de participantes, que contaram sobre as expectativas e a preparação para o certame. Entre sonhos e esforços, eles esperam ocupar uma das 80 vagas disponíveis para o curso.
Candidatos esperam abertura de portão para o primeiro dia de provas do vestibular de medicina da Ufac
Walace Gomes/g1
LEIA MAIS
Vai fazer o vestibular de medicina da Ufac? Saiba locais de prova, horários e o que é proibido
Entenda como funciona o bônus regional da Ufac, que tem sido alvo de ações na Justiça Federal
Vestibular de Medicina da Ufac tem maioria dos inscritos na ampla concorrência em 2026
A maior parte dos inscritos está concentrada na ampla concorrência, que reúne 2.873 candidatos.
Com 80 vagas ofertadas, o processo seletivo apresenta uma média geral de aproximadamente, 67,8 candidatos por vaga, segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) repassados ao g1.
Devido à movimentação e o número elevado de candidatos, o trânsito na BR-364, em volta da Ufac, chegou a ficar congestionado, mas não foram registrados atrasos. Participantes relataram dificuldades para encontrar os blocos onde fariam as provas.
Natacha Vitória Almeida de Araújo - Vestibular de Medicina da Universidade Federal do Acre - Domingo (11) 1º dia - Rio Branco
Walace Gomes/g1
Sonho desde a infância
Para a estudante de escola pública Natacha Vitória Almeida de Araújo, de 18 anos, a formação em medicina é um sonho de infância.
Ela conta que esta sempre foi a única opção que ela almejou e, após dois anos de cursinhos preparatórios e o ensino médio, ela se sente preparada para conquistar uma vaga.
"Era uma carga horária muito cheia, com a escola e o cursinho, que tinha duração de cinco horas. Então, ainda tinha dia que eu chegava em casa e ia estudar fora as cinco horas de cursinho. Eu acho que quando alguém quer medicina, nunca vem nenhum outro curso pela mente, porque é algo que a gente quer, que é muito difícil. Então, a gente tem que querer muito", avalia.
Leonardo da Costa Garcia se mudou de Rondônia para ficar perto do filho no Acre e busca
Walace Gomes/g1
Em busca de mudanças
Natural do estado de Rondônia, Leonardo da Costa Garcia se mudou para o Acre para ficar mais perto do filho, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Após a mudança, ele trabalhou na Secretaria Estadual de Educação (SEE) e, a partir de junho do ano passado decidiu iniciar a preparação para o curso de medicina.
"Sempre tive que trabalhar, porque eu venho do interior. Como eu tive meu filho, eu também tive que deixar de procurar estudos e trabalhar mais para dar as coisas para ele. Às vezes eu acordava às 5 horas da manhã, estudava até às 16h, treinava umas 2 horas, mais ou menos, voltava para casa e lia um pouco antes de dormir. Essa foi a minha rotina durante 6 meses", conta.
Luis Roberto da Silva Melo, de 26 anos, vai em busca de iniciar o terceiro curso superior
Arquivo pessoal
Mais horizontes
O professor Luis Roberto da Silva Melo de 26 anos, já é formado em letras inglês e português, chegou a cursar cinco semestres de direito na Ufac, e ainda fez um curso para ser piloto de avião.
Mesmo com tantos capítulos, esta ainda não era a história que ele queria. O grande sonho sempre foi medicina.
“Durante o tempo que fiz o curso de piloto em São Paulo, percebi que não queria mais a carreira na aviação, e como não quero ser professor para sempre, acabei decidindo que eu queria fazer medicina, e venho me preparando há um ano e seis meses. Tem sido muito promissor", afirmou.
A rotina de estudos de Luis foi conciliada o cuidado com o corpo e a mente. "Minha rotina de estudos foi muito equilibrada, englobando trabalho, cursinho, revisão em casa, vida social, lazer e treinos. Assim, consegui manter essa rotina desde que eu decidi estudar para medicina. Tudo isso me ajudou bastante no foco de até oito horas de estudo por dia”, completou.
Bônus regional
Essa é a primeira vez desde 2011, que o curso de medicina da Ufac não é incluído no Sisu. A situação ocorreu após um impasse sobre a legalidade da aplicação do bônus regional. A Ufac faz uso desta bonificação, de 15% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que fizeram o ensino médio no estado, desde 2018.
A bonificação para estudantes do Acre já foi alvo de várias ações na Justiça Federal. Em abril de 2023, o estudante paraibano César Lima Brasil conseguiu uma liminar que derrubou a bonificação, após se inscrever para vaga no curso de medicina como beneficiário da modalidade, mesmo sem ter direito. Em maio do mesmo ano, a Justiça Federal cassou a liminar.
Já no mês de julho de 2023, foi a vez de um estudante de Goiás questionar o bônus após se inscrever nesta modalidade e conseguir uma liminar que considerou o acréscimo ilegal. Em ambos os casos foi argumentado que o bônus cria desigualdade e não é previsto na Lei de Cotas, o que o tornaria ilegal. O g1 tirou algumas dúvidas sobre o que é o bônus e como funciona.
Contudo, desde a polêmica em torno do bônus, a Ufac decidiu, em agosto de 2025, que graduações de bacharelado terão edital com base nas notas do Enem, com a manutenção do bônus para todos os cursos no termo de adesão 2025.
Isso aconteceu após o Ministério da Educação (MEC) solicitar a todas as instituições que aplicavam o bônus para que não incluíssem a bonificação no termo de adesão depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir o uso de bônus regional.
📖 Provas
Os locais de prova foram divulgados para consulta individual na última sexta-feira (2) no site do Cebraspe, banca responsável pelo certame, e devem acontecer nos seguintes locais:
Rio Branco
Colégio de Aplicação (Jardim Primavera)
Escola Profª Heloísa Mourão Marques (Bairro Aeroporto Velho)
Escola Doutor Mário de Oliveira (Bairro Cerâmica)
Escola de Ensino Fundamental Neutel Maia (Bosque)
Escola Lourival Sombra Pereira Lima (Conj. Tangará)
Instituto Federal do Acre (Campus Xavier Maia)
Universidade Federal do Acre (Distrito Industrial)
Cruzeiro do Sul:
Universidade Federal Do Acre - Campus Floresta (Gleba Formoso)
Neste domingo (11), serão aplicadas as provas objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da prova discursiva de redação.
Já no dia 18 de janeiro, os candidatos farão as provas objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.
Em ambos os dias, o cronograma segue o horário local:
Abertura dos portões: 11h30
Fechamento dos portões: 12h30
Início das provas: 13h
No primeiro domingo, o tempo de aplicação será de 5 horas e 30 minutos. No segundo, a duração será de 4 horas e 30 minutos.
🗓️ Cronograma
11/1/2026: Aplicação das provas objetivas de Ciências Humanas, Linguagens e redação
13 a 15/1/2026: Consulta individual ao gabarito preliminar (a partir das 19h)
13/1/2026: Divulgação do padrão preliminar da redação
14 e 15/1/2026: Prazo para recursos contra gabaritos e redação
16/1/2026: Divulgação do gabarito preliminar oficial
18/1/2026: Aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática
20 a 22/1/2026: Consulta ao gabarito preliminar da segunda etapa
23/1/2026: Divulgação de gabaritos e relação provisória de documentação deferida
5/2/2026: Divulgação da relação final de documentação deferida
13/2/2026: Resultado final das provas objetivas e resultado provisório da redação
24/2/2026: Divulgação da relação final de renda
9/3/2026: Divulgação do resultado final do vestibular e informações sobre matrícula
24/3/2026: Consulta individual ao espelho de desempenho
VÍDEOS: g1