Justiça Eleitoral recalcula votos das eleições de 2024 e vereador perde mandato em Votorantim; entenda
22/08/2025
(Foto: Reprodução) À esquerda, Ita, que deixa o cargo de vereador, e à direita, o Pastor Dr. Luiz Carlos, que assume
Redes Sociais/Divulgação
Uma decisão da Justiça Eleitoral, desta quarta-feira (20), alterou a composição de vereadores da Câmara Municipal de Votorantim (SP). O vereador Adeilton Tiago dos Santos, conhecido como Ita (PRD), perdeu o mandato. Quem assume o cargo é o ex-vereador Pastor Dr. Luiz Carlos (PL). Cabe recurso.
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a Justiça Eleitoral cassou a candidatura de Fabíola Alves da Silva (ex-prefeita), Lourival Cesário da Silva, o César Silva (ex-vereador), e Alison Andrei Pereira de Camargo, o Pastor Lilo, (também ex-vereador), por abuso de poder. A ação foi proposta pela coligação “Eu Escolho Votorantim”.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A decisão, em 2ª instância, determinou a cassação do registro de candidatura dos três políticos e a inelegibilidade por 8 anos para Fabíola e Pastor Lilo.
Com isso, a Justiça Eleitoral recalculou os votos válidos das Eleições Municipais de 2024 e o resultado impactou o quociente partidário, que define quantas cadeiras cada partido ou coligação tem direito nas eleições proporcionais para vereadores.
LEIA TAMBÉM:
INVESTIGAÇÃO: TCE suspende pagamento de R$ 7,6 milhões da Prefeitura de Votorantim para compra de uniformes escolares
AGENDA EM SOROCABA: Lula visita Sorocaba pela terceira vez em seis meses e participa de entrega de unidades odontológicas
DIA DO FOLCLORE: Moradora de Votorantim relembra lendas do bairro Cubatão e relata encontro com capitão-do-mato: 'Acredito em tudo e não tenho medo'
Ita, que estava em seu terceiro mandato como vereador em Votorantim, disse ao g1 que a decisão o pegou de surpresa e que avalia se recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
"Eu estava sendo o líder do governo na Câmara. Agora no mês de setembro, íamos começar um projeto aqui em Votorantim de gabinete itinerante, que eu fiz no primeiro mandato e deu certo, então estava retomando, mas infelizmente veio esse baque. Ainda não caiu a ficha".
Em nota, a Câmara de Votorantim informou que recebeu o ofício da Justiça Eleitoral comunicando sobre a decisão e que a Presidência da Câmara determinou o cumprimento imediato.
"A instituição registra seu reconhecimento ao trabalho desempenhado pelo vereador Ita durante o período em que esteve no mandato e deseja êxito ao vereador Luiz Carlos nesta nova responsabilidade. A Câmara Municipal reafirma seu compromisso com a legalidade, o respeito às instituições e a boa representação da população de Votorantim", cita o comunicado.
Mudança foi anunciada durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (21), no plenário da Câmara Municipal de Votorantim
Câmara Municipal de Votorantim/Divulgação
Confira os destaques do g1
g1 em 1 minuto: Lula visita Sorocaba e participa de entrega de unidades odontológicas
Lula visita Sorocaba pela terceira vez em seis meses e participa de entrega de unidades odontológicas
Tarcísio se diz preocupado com pessoas virarem alvo de investigações judiciais por 'simplesmente fazerem críticas'
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM