Lagoa da Conceição, em Florianópolis, volta a registrar mancha de espuma marrom
12/12/2025
(Foto: Reprodução) Manchas voltam a aparecer na Lagoa da Conceição e preocupam moradores de Florianópolis
Uma mancha de espuma marrom voltou a aparecer na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. O fenômeno registrado desde quinta-feira (11) ocorre dois meses após a proliferação de microalgas ter provocado situação semelhante na região, um dos principais cartões-postais da cidade.
Ainda na quinta-feira, funcionários do município foram até o local para iniciar uma limpeza na área. Nesta sexta (12), porém, ainda era possível encontrar a mancha (assista acima).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Em nota, a prefeitura justificou que a ocorrência está relacionada ao revolvimento provocado pelos ventos, que suspenderam o material já presente na lagoa, fazendo com que ele se deslocasse e se acumulasse novamente. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) fez uma análise na substância para confirmar a origem.
Manchas voltam a aparecer na Lagoa da Conceição
NSC TV/Reprodução
⚠️ Apesar do nome, a Lagoa da Conceição é um distrito da capital que abriga uma laguna de mesmo nome da localidade. De água salgada e próxima à costa, ela está separada do oceano por uma área de terra.
A região é um ponto de visita de moradores e turistas, mas também espaço para pescadores buscarem renda. Quem vive do turismo também encontra o sustento na região.
Lagoa da Conceição tem concentração de cocaína entre as mais altas do mundo
Manchas voltam a aparecer na Lagoa da Conceição e preocupam moradores
Imagens cedidas à NSC TV
Lagoa da Conceição sofre com histórico de contaminação
Mancha de espuma em 14 de outubro
A Lagoa da Conceição amanheceu coberta por uma mancha de espuma em toda a área da região chamada de Lagoa de Baixo. A prefeitura afirmou que o fenômeno foi natural, causado por microalgas, o que foi confirmado por análise do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Porém, a UFSC também fez uma análise no local e indicou que o fenômeno foi causado principalmente por algas potencialmente nocivas, formadas em ambientes com a presença de poluição.
"Essas algas são de origem marinha ou de sedimentos ressuspendidos no fundo – areia e lama remexidas e misturadas na água novamente", descreveu a universidade em comunicado no dia 17 de outubro.
Peixe morto em meio à espuma que se formou na Lagoa da Conceição, em Florianópolis
UFSC/Divulgação
Esgoto na Lagoa em 21 de outubro
Na madrugada de 21 de outubro, moradores flagraram o vazamento de esgoto para um córrego da lagoa. A situação ocorreu durante uma manobra de interligação da rede de esgoto da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).
A ação envolvia a tubulação da antiga ponte e a nova estrutura que já foi inaugurada no local. Um morador chegou a gravar o momento (assista acima).
Esgoto extravaza na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, durante manobras na rede
Pesquisa aponta concentração de cocaína em fevereiro de 2025
No dia 13 de fevereiro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou uma pesquisa apontando que a água da laguna que leva o nome de Lagoa da Conceição, está contaminada com cocaína, e em concentrações que estão entre as mais altas reportadas no mundo.
Além da droga, o estudo encontrou cafeína, diferentes tipos de medicamentos antibióticos e analgésicos.
Ao todo, foram 35 "contaminantes emergentes", nome dado às substâncias de uso diário, como cosméticos e produtos de higiene pessoal despejados na água.
Pesquisadores da UFSC identificam até cocaína em água da Lagoa da Conceição
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias