Operação investiga esquema milionário de sonegação de impostos em MG
02/12/2025
(Foto: Reprodução) Operação cumpre mandados de busca e apreensão em empresas e residências mineiras
Em Minas Gerais, uma operação está investigando um esquema milionário de sonegação de impostos. E um dos alvos é um personagem conhecido do Mensalão.
Agentes do Ministério Público de Minas, das Receitas Estadual e Federal e policiais cumpriram 15 mandados de busca e apreensão em empresas atacadistas e varejistas em todo o estado. Não houve prisões.
Em um condomínio de luxo em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, os agentes entraram na casa de Marcos Valério, que está em prisão domiciliar. Em 2012, o STF condenou Marcos Valério por diversos crimes como operador do mensalão do PT. Em 2018, ele também foi condenado pela Justiça de Minas por peculato e lavagem de dinheiro no mensalão tucano.
Operação investiga esquema milionário de sonegação de impostos no setor de comércio em MG
Reprodução/TV Globo
Agora, a investigação aponta que Marcos Valério é suspeito de integrar o núcleo executivo da organização criminosa que sonegava o ICMS em Minas Gerais. De acordo com o Ministério Público, empresas do estado comercializavam produtos entre elas, mas simulavam a venda para uma empresa fictícia sediada em um estado com alíquota de ICMS menor. A empresa de fachada emitia uma nota fria, mas o produto não saía de Minas. O MP estima um prejuízo de R$ 215 milhões ao estado de Minas Gerais.
“O que você percebe é um prejuízo grave para a sociedade, com a subtração de valores devidos a título de impostos, que na verdade é o que subsidia, o que arca com a segurança pública, educação, saúde, investimentos, do que o próprio Estado tem que ter para funcionar”, diz Janaína Dauro, promotora.
A defesa de Marcos Valério disse que não teve acesso aos autos, que tem confiança na Justiça e que seu cliente sempre esteve à disposição das autoridades, pautando a conduta pela legalidade, transparência e cooperação.
LEIA TAMBÉM
Empresas de fachada e notas fiscais falsas: como era o esquema que tem Marcos Valério como alvo em MG
Marcos Valério, operador do mensalão, é alvo de operação contra sonegação em atacadistas em MG