Retirada, venda e consumo de ostras e mexilhões são liberados em SC
11/08/2025
(Foto: Reprodução) Prato com ostras
Prefeitura de Florianópolis/Divulgação
A retirada, venda e o consumo de moluscos bivalves, como as ostras e os mexilhões, está liberada em todo o território catarinense, informou a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Algumas áreas estavam interditadas devido à presença de uma toxina na água.
Algumas áreas de cultivo de moluscos bivalves foram interditadas em 30 de julho pela presença de ficotoxina ácido okadaico — também conhecida como toxina diarreica — acima dos limites previstos na legislação.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
🦪Quando consumida por seres humanos, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.
A desinterdição dessas áreas ocorreu na sexta-feira (8) e foi autorizada após dois laudos negativos consecutivos, demonstrando que os produtos estão aptos ao consumo.
Orientações
Confira as dicas da Cidasc para um consumo mais seguro desses alimentos:
🦪Dê preferência pelo consumo de moluscos bivalves provenientes de áreas de cultivo onde a Cidasc realiza monitoramento durante o ano todo;
🦪Os restaurantes e consumidores devem atentar para adquirirem moluscos bivalves com Serviço de Inspeção Oficial (SIM, SIE, SIF), garantindo assim a procedência destes produtos.
A toxina não prejudica a saúde dos moluscos, mas pode provocar sintomas gastrointestinais em pessoas que se alimentarem da carne desses animais em que ela esteja presente.
Enjoo, diarreia e vômito podem ser sintomas de intoxicação. Neste caso, busque atendimento médico e notifique a Vigilância Sanitária e a Cidasc pelo número da Ouvidoria de Santa Catarina 0800 644 8500.
55 mil pessoas participaram da 23ª Fenaostra
LEIA MAIS:
Inverno tem chuva 40% abaixo da média e metade dos municípios de SC registram seca
'Pizza de calabresa, por favor': mulher liga para a PM e simula pedido para denunciar violência doméstica; áudio
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias