VÍDEO: Com umidade semelhante a do Saara, incêndios cobrem bairros de Uberlândia com fumaça
27/08/2025
(Foto: Reprodução) Distrito Industrial tem dois focos de incêndio em Uberlândia
Dois focos de incêndio foram registrados na tarde desta quarta-feira (27) na Avenida José Andraus Gassani, no Distrito Industrial, em Uberlândia, piorando a condição do tempo seco, que na terça (26) teve umidade relativa do ar parecida com a do deserto do Saara.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, um dos focos estava concentrado em uma área de reserva ambiental da Souza Cruz e o outro a cerca de 3 km de distância, na mesma avenida. O primeiro incêndio era mais intenso e recebeu o foco das equipes, enquanto o segundo estava controlado.
O g1 entrou em contato com a Souza Cruz que informou que o incêndio não causou danos às instalações da fábrica da BAT Brasil. A empresa atuou em conjunto com o Corpo de Bombeiros e autoridades locais no combate às chamas, que foram controladas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Imagens do local mostram a cortina de fumaça que se formou devido ao fogo na região. Veja o vídeo acima.
A reportagem também entrou em contato com o Corpo de Bombeiros sobre a estimativa de área atingida e para atualização do controle dos focos de incêndio, mas não houve retorno até a última atualização da matéria.
Até o momento não se sabe a dimensão da área atingida
Reprodução/TV Integração
LEIA TAMBÉM:
Botijão de gás cai, provoca incêndio e deixa feridos em hamburgueria
Mulher tem 67% do corpo queimado após explosão causada por vazamento de gás
VÍDEO: Apartamento pega fogo no Centro de Uberlândia
Umidade semelhante a do Saara
Na terça-feira (26), alguns bairros de Uberlândia registraram umidades mínimas menor ou igual a do deserto do Saara, onde o índice varia entre 14% a 20%. Cenários assim ocorreram no Canaã, com mínima de 22,5% e no Jardim Holanda, onde a umidade mínima foi de 23,3%.
De acordo com o climatologista Eduardo Petruci, alguns pontos da cidade tiveram a sensação de umidade relativa do ar de 10%.
“Primeiramente é importante destacarmos que estamos no inverno, tendo em vista que o inverno aqui na região é seco, com poucas chuvas. São as mesmas sensações térmicas de locais desérticos. É importante destacar ainda que a presença de vegetação, prédios e outros fatores contribuem para a variação da umidade do ar”.
Uberlândia registra umidade do ar de apenas 21,3%
O que fazer em casos como este?
As recomendações da Defesa Civil para a baixa umidade são:
Beber bastante água;
Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h;
Evitar banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use um hidratante;
Usar umidificadores de ar em casa e no trabalho. Utilizar bacias de água ou estender toalhas e panos úmidos próximos à cama;
Na hora da limpeza, prefira pano úmido a vassoura para não levantar pó;
Evite ambientes onde há fumaça de cigarro.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas